Fé, Oportunismo, Vaidade ou Esperança?! (parte 1)

Hoje eu e minha esposa conversávamos sobre uma conhecida nossa, mais especificamente sobre a relação entre sua religiosidade e a prática real desta religiosidade.
Cheguei a conclusão que, em um mundo como o nosso, onde a fé alheia é tão absurdamente explorada, onde falsos profetas surgem a cada dia, onde toda religião tem por alicerce a necessidade carente das pessoas, DEVEMOS CONFIAR SOMENTE NA RELIGIÃO E NÃO EM QUEM A FAZ!!!!
Justifico: Há a religião que oferece a salvação somente a quem literalmente pagar mais (em dinheiro real), há a religião presa a falsos pudores mas que foi construída em um sistema cheio de pedofilia e riquezas imperiais literalmente tomada dos povos, há a religião que pratica tanto o bem quanto o mal (quem pagar mais leva)... em fim são muitas religiões e muitos "crimes espirituais" cometidos pelo homem. Mas é injusto e hipócrita de minha parte falar das religiões que não sigo, que discordo e que, em alguns casos, até abomino, sem que eu seja consciente e sabedor dos erros e defeitos da religião que eu sigo.
Creio na religião espírita desde que me conheço por gente. De fato não sou um estudioso do assunto, mas conheço o suficiente para respeitar, seguir, gostar e criticar. Contudo, minhas críticas relacionadas a todas as religiões, não é diretamente aos preceitos (exceto em raros casos), mas é sim principalmente aos seres que a pregam e que se intitulam mentores, gurus, pastores, pais, em fim, seres que trouxeram pra si a responsabilidade de expor os conceitos e ensinamentos de suas religiões, e com relação ao espiritismo, não penso diferente!
Conheço algumas pessoas que uma ou duas vezes por semana cumpre seu papel na casa religiosa que frequentam, estudam e entendem bem a religião espirita, contudo, seus atos diários são diferentes! Agem com preconceito racial e social. São materialistas e egoístas. Pessoas que dentro de um centro espírita empregam o Evangelho segundo o espiritismo, mas quando saem dali mal reconhecem um irmão de estudo na rua. São pessoas que não assumem seus defeitos, seus erros, suas carências, pelo simples fato de se intitularem detentoras de uma evolução que ninguém sabe se foi alcançada ou não! São pessoas que acreditam estarem em um patamar de evolução superior, pois mesmo quando usam a sim mesmo como exemplo de seres em aprendizado constante, finalizam (sempre) uma frase ou assunto deixando bem claro que já aprenderam!!!
Baseado na teoria espirita, onde colocamos a terra e cada encarnação como tempo de aprendizado e resgate, digo: se há seres tão evoluídos assim detentores da razão religiosa, o que fazem aqui?!
Infelizmente, as religiões são dotadas de vaidade, egocentrismo, oportunismo e outras coisas mais! Lamentável!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...